0

Comunicação alternativa para quem não consegue falar: HelpTalk

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Imagem retangular. Fundo cinza claro.Na parte superior do lado esquerdo o logotipo do aplicativo que é um balão de fala vermelho com um coração branco e dentro do coração uma cruz vermelha. Ao lado, em letras minúsculas e elegantes a palavra Helptalk. Abaixo, a frase em inglês, aqui já traduzida: O jeito fácil de se comunicar. Ao lado a dessa frase, do lado direito, a silhueta de um home em uma cadeira de rodas e outro em pé próximo a ele. Em cima do homem da cadeira de rodas, um balão de fala completamente vermelho, indicando que a pessoa usa o aplicativo.

Daí você vem e diz: “que legal, um aplicativo pra surdo-mudo”. Não. Pera lá. Primeiro, vamos explicar uma coisinha:

“Não é correto utilizar o termo “surdo-mudo”. A pessoa surda “fala” em sua língua própria ,a língua de sinais, que no Brasil se chama Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou Língua de Sinais Brasileira (LSB). Entretanto a terapia fonoaudiológica pode colaborar para o desenvolvimento da fala oral.” (Fonte: Dicas de Convivência de Pessoas com Deficiência
Segundo: não são apenas pessoas que não ouvem que podem ter dificuldades de comunicação com pessoas que não conhecem a sua maneira de se comunicar. Essa dificuldade pode ocorrer por conta de deficiências mentais, intelectuais, neurológicas ou mesmo porque a pessoa simplesmente perdeu a capacidade da fala. Em muitos casos, quando não há comunicação por meio de sinais ou escrita, somente a família e amigos próximos conseguem entender os desejos da pessoa com esse tipo de deficiência. E é pra quebrar essa barreira que entra a comunicação alternativa. Para saber mais sobre esse tipo de comunicação clique no player abaixo ou assista ao vídeo nesse link acessível da TV Brasil com legendas, libras e audiodescrição.


Dito isso, vamos ao aplicativo:
Imagem tela 1: fundo cinza claro. nela nove botões da mesma cor que o fundo. Em cada um deles um ícone em cinza escuro que mostra uma função aplicativo. No primeiro, um coração para a frase AMO-TE. Ao lado, o desenho de duas mãos se cumprimentando para o ícone OLA. No terceiro, uma mão fazendo o sinal de positivo  com o polegar para a frase OBRIGADO. na linha de baixo, o primeiro ícone é o desenho de uma mão aberta sacudindo para a frase ADEUS. Ao lado, um desenho minimalista mostra um relógio marcando duas horas para a frase QUE HORAS SÃO? ao lado um triangulo com um ponto de exclamação no meio simbolizando alerta foi o ícone escolhido para EMERGENCIA. Na linha debaixo, um rosto feliz para a frase EU ESTOU... ao lado, o desenho de um garfo e uma faca cruzados ao lado de uma garrafa de vinho para o submenu de comer e beber. E por último um sinal de varias setas  em um poste para assinalar lugares onde a pessoa quer ir. Abaixo, em vermelho, as letras SOS com um simulando um telefone e um balao de conversa vermelho escrito TALK em branco. Imagem tela 2: Fundo cinza claro e a frase EU QUERO IR AO... abaixo, nove botões da mesma cor que o fundo com desenhos em cinza mais escuro. Esses indicam em três linhas de três elementos cada, na sequência: Hospitall, Onibus, Metrô, Banheiro, Taxi, Banco, Hotel, Correio e Museu.  Abaixo, em vermelho, as letras SOS com um simulando um telefone e um balao de conversa vermelho escrito TALK em branco.


Para facilitar a comunicação básica entre essas pessoas e as demais que o HelpTalk foi criado. Primeiro é necessário fazer um cadastro online. A falta dele não impede ninguém de usar o app mas limita suas funcionalidades. O cadastro é bem simples e é feito em www.helptalk.mobi. Depois de criada a conta você recebe um e-mail com um link para ativá-la. Feito isso você pode criar um perfil personalizado de acordo com as necessidades da pessoa que irá usar o aplicativo ou aprimorar o perfil existente. 

Pulando o cadastro ...

Vamos ao perfil pré-configurado: na tela inicial, os cinco primeiros ícones são estáticos e reproduzem o som  da legenda: “Amo-te”, “Olá”, “Obrigado”, “Adeus” e “Que horas são?” . Já no ícone “Emergência” somos levados a um submenu no qual qual temos mais cinco ícones para que a pessoa peça ajuda, médico, chame ambulância, polícia ou os bombeiros. Também é possível mensurar o humor no ícone “Eu estou” pois ele abre um submenu que completa com “feliz”, “triste”, “deprimido”, “zangado” ou “cansado”.
O mesmo para comida e bebida e locais onde a pessoa quer ir.

Além disso é possível configurar a tecla SOS, colocando um número de telefone que irá receber um pedido de socorro ou mesmo uma mensagem pré-escrita. Outra funcionalidade bacana é que, se for enviado uma mensagem, o app pode mandar a localização da pessoa para quem for socorre-la. Essa eu não testei mas me parece ser bem interessante. 
Imagem: O logotipo do Helptalk. abaixo, uma caixa para escrita e ao lado um botão em vermelho. Abaixo dessa caixa dois botões grandes. O primeiro em verde, escrito no meio a palavra SIM. O segundo, em vermelho, escrito a palavra NAO. abaixo um teclado qwerty do android. tela no qual aparecem vários ícones ao fundo, mas em destaque está uma caixa de diálogo bem no meio da tela. Nela está escrito: MANDANDO MENSAGEM SOS... TRêS SEGUNDOS.


Para questões bem mais simples, existe a tecla TALK que tem uma aba com um espaço em branco para escrever a mensagem que se quer comunicar e  dois botões para responder apenas “sim” e “não”.

Particularmente eu achei o aplicativo sensacional. E este pode sim ser utilizado por pessoas surdas que não são oralizadas e demais deficiências que impedem a comunicação oral. Mas sobretudo, o aplicativo é um grande instrumento da comunicação alternativa. A interface é bonita, organizada, fácil de operar e tem a possibilidade de alteração de idioma. Para ter o português brasileiro é necessário ter instalada a voz Luciana. Aquela voz que eu disse que pode ser usada na maioria dos apps que utilizam vozes.


Detalhes do aplicativo:
Nome: HelpTalk
Tipo de deficiência: dificuldades de comunicação oral
Função: formar frases simples que ajudam na comunicação alternativa
Minha avaliação: de 1 a 5 → 5
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: 1000 Empresas
Contato: info@helptalk.mobi
Link para download no Google Play
Site do projeto: www.helptalk.mobi

Programa adicional para funcionamento: Sintetizador de voz Luciana
Preço: R$ 6,16
Desenvolvedor: Svox Mobile Vox
Contato: androidmarket@nuance.com
Link para download no Google Play
Site do projeto: svoxmobilevoices.wordpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário