1

Para deficientes visuais: Leitor de arquivos PDF - PDF em Fala (Pro)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013
Imagem da tela do aplicativo. na parte superior da tela, uma lista preta escrito em branco: tocando dickens,epub que é o nome do arquivo. logo abaixo, uma lista azul escuro escrito em branco o nome do arquivo. abaixo dessa linha quatro botoes azuis um grudados no outro. o primeiro tem um ícone que é um autofalante emitindo ondas sonoras. o segundo, uma pastinha, que é onde são guardados os arquivos, o terceiro uma bandeira de sao joao com um asterisco no meio. esse botão indica os marcadores de livros favoritos, caso a pessoa tenha algum e no quarto e ultimo botão, uma engrenagem onde são feitas as configurações. Abaixo, uma tela com fundo branco e letras pretas escrito page 2/70 indicando que o arquivo está sendo lido na segunda página de um documento que contém 70. abaixo uma barra que mostra o progresso dessas páginas. O trecho do livro aparece logo abaixo, em inglês. Depois do texto uma lista azul marinho com ícones brancos que indicam o começo do documento, voltar documento, play e pause, avançar documento e fim do documento.



Embora eu goste muito de ler para mim e para outras pessoas e seja uma fanática por livrarias, muitas vezes bate aquela preguiça inexplicável de pegar um bom livro e entrar no Universo da leitura. Mas descobri algo que resolve o meu problema e de quebra, o dos deficientes visuais que, logicamente, não conseguem ler arquivos em PDF, txt, doc, ePUB no android.

O PDF em Fala PRO (Também conhecido como PDF to speech) não é gratuito - embora tenha uma versão de gratuita bastante restrita - mas, até o momento, tem valido cada centavo que paguei. Porém, para ser acessado precisa da ajuda de um vidente já que não tem acessibilidade para se chegar até o inicio do programa.

Para usar é necessário ter instalado uma voz, que se compra separadamente. Mas se você está pensando que isso implica em mais um gasto, pense que será mais um investimento porque essa voz (a brasileira Luciana) será usada na maioria dos aplicativos que utilizam sistemas vocalizados. Ela é bem agradável, configurável  e custa cerca de R$6. Para ouvir a voz, clique nesse link acessível


O aplicativo também é compatível com o sintetizador de voz IVONA, que é grátis, mas esse não tem ainda voz em português, por isso a opção ainda é paga. 

Voltando ao aplicativo...


Depois de ter o SVOX Luciana instalado e o PDF em Fala PRO  é só baixar os arquivos em PDF, txt, doc e ePUB (formato para áudio livros) e ouvir livros, documentos e tudo mais que estiver ao seu alcance. Segundo o desenvolvedor o aplicativo lê arquivos que, ao invés de digitados foram digitalizados, ou seja, um livro de texto em tinta que foi transformado em PDF. Eu não testei essa funcionalidade ainda. Porém, um livro que baixei da biblioteca colaborativa eBooks, A Divina Comédia, apresentou problemas. As letras viraram caracteres sem sentido. A opção foi ler em PDF normal. 
Mas a maioria dos documentos ele lê direitinho. E bem. 

Funciona em segundo plano. Isso significa que você pode ouvir um documento enquanto mexe no celular sem problemas. 

Uma das funcionalidades mais interessantes que ele possui é a compatibilidade com o Gesture, no qual você desenha na tela o que quer e ele obedece. Se quer ir para a página 2 é só desenhar o número dois com os dedos na tela e ele vai. Se quiser dar Play, desenhe o P. E assim por diante. 

É um dos programas mais úteis que tenho pois é delicioso alguém, como uma voz tão suave, ler para você uma boa história. Mesmo que esse alguém seja a mulher do Google.



Detalhes do aplicativo:

  • Nome: PDF em Fala PRO (Também conhecido como PDF to Speech PRO)
  • Tipo de deficiência: visual 
  • Função: ler documentos em PDF, txt, doc, web, ePUB
  • Minha avaliação: de 1 a 5 → 5
  • Sistema operacional: Android
  • Preço: R$ 6,49
  • Desenvolvedor: Pratical Apps
  • contato: jeremyvillalobos@gmail.com
  • Link para download no Google Play
  • Site do projeto: littleblue.homelinux.com

Programa adicional para funcionamento: SVOX Luciana

Um comentário:

:) :( ;) :D ;;-) :-/ :x :P :-* =(( :-O X( :7 B-) :-S #:-S 7:) :(( :)) :| /:) =)) O:-) :-B =; :-c :)] ~X( :-h :-t 8-7 I-) 8-| L-) :-a :-$ [-( :O) 8- 2:-P (:| =P~ #-o =D7 :-SS @-) :^o :-w 7:P 2):) X_X :!! \m/ :-q :-bd ^#(^ :ar!