Transtorno Mental - para achar o caminho de volta: AlzNav

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Tela fundo preto. Quatro  quadros com ícones brancos. o primeiro: voltar pra casa. O segundo, definir cuidador o terceiro  chamar um táxi e ao lado desse quadro, chamar um amigo. o quadro é cercado por um fio branco com bordas arrendondas elegante.


Todos os dias eu vejo - e tenho certeza que vocês também - histórias de pessoas perdidas. Pessoas que simplesmente somem. Do nada. Algumas são vitimas da violência urbana porém há casos em que pessoas somem porque não encontram o caminho de volta pra casa. E isso pode ser por diversos motivos: doenças mentais ou outras doenças como Alzheimer. Apagões, esquecimentos aparentemente inexplicáveis. 


Eu não questiono a utilidade mas a forma de utilização desse aplicativo porque, partindo do princípio que a pessoa pode estar desorientada e não sabe muita coisa a seu próprio respeito, dificilmente irá lembrar que no seu celular existe um aplicativo -- muito bem desenvolvido por sinal - para facilitar o seu retorno de volta pra casa. 

Mas vamos ao aplicativo:


Ele é muito bonito, organizado, simples e, se bem configurado, pode ajudar. É possível voltar pra casa por meio do Google Maps já que ele funciona em segundo plano e mantém o GPS ligado. Com apenas um toque, pode-se ligar para o responsável pela pessoa, chamar um táxi e ligar para um amigo. 

A ideia é ótima, mas o sucesso vai depender muito da pessoa que operar, a situação em que ela se perder e qual o seu estado mental para acessar o aplicativo.


Detalhes do aplicativo:
Nome: AlzNav
Tipo de deficiência: Mentais
Função: Ajudar a pessoa desorientada a encontrar o caminho de volta pra casa
Minha avaliação: de 1 a 5  - 4
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: Fraunhofer Portugal AICOS
Contato: alznav@fraunhofer.pt
Link para download no Google Play