Vídeo acessível: Síndrome de Asperger

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
mãe e filha caminham no parque. Embaixo, a legenda do vídeo diz "Eu costumo dizer que o milagre é diário". Ao lado, em uma janela, uma tradutora de Libras.

Desde que me interessei sobre acessibilidade estudo sobre o assunto. E estudar significa ler, assistir, absorver todo o tipo de informação possível sobre o tema. E me surpreendo como esse Universo é de uma diversidade inimaginável. Hoje mesmo, por exemplo, acessando uma das cartilhas que encontrei no site www.ocuidador.com.br (obrigada, Kity, pela dica) corrigi um erro de terminologia que havia neste blog. Era algo sutil mas que, por respeito à pessoa, deveria ser corrigido. Quer dizer, um constante aprendizado.



Uma das minhas descobertas foi o canal da TV Brasil no Youtube. Nele, diversos vídeos que contam a história de uma pessoa que tem uma determinada deficiência e como ela, a família e profissionais desenvolveram formas de superar os desafios que encontraram ao longo da caminhada.

Embora seja um blog sobre Aplicativos de Celular para Pessoas com Deficiência, é importante não perder a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades das pessoas com deficiências. A informação sempre foi e sempre será a melhor forma de construirmos o mundo que queremos.

Vídeo 1: Síndrome de Asperger

Descrição no Youtube: Programa Especial exibido na TV Brasil em 21/05. Conheça a história de Laura e sua família. Laura tem dez anos e síndrome de Asperger. A união dentro de casa foi essencial para o desenvolvimento dela.
Acessibilidade: legenda, Libras e audiodescrição.
Link acessível


Você sabia que...


Descrição da foto: Bill Gates, homem de meia-idade, cabelos loiros escuros, curtos, pele e olhos claros. Na foro usa óculos de grau e está sorrindo tranquilamente olhando fixo para câmera. Veste uma camisa xadres e sobre ela um suéter escuro de lã; O fundo é em tons marrons com a sombra na parede de um vaso de flores do lado esquerdo.

Bill Gates, Van Gogh, Albert Einstein e Isaac Newton, gênios em suas áreas, são ícones que, ao longo de suas vidas apresentaram sintomas que indicam a Síndrome de Asperger? Confira o post da pedagoga Vera Garcia no blog Deficiente Ciente: Síndrome de Asperger e os maiores gênios da humanidade.