0

Você já ouviu um podcast com legendas? Então, conheça o Culturalizando.

domingo, 2 de junho de 2013
Hoje eu não vou falar de aplicativos. Aliás, tenho testado alguns que se dizem acessíveis e no final não cumprem nem a descrição do produto. Por esse motivo os posts estão cada vez mais raros. O mundo tem que avançar muito na acessibilidade dos aplicativos, principalmente para android.

Mas, voltando ao post de hoje. Descobri por acaso, pelo Twitter, o perfil do pessoal do Culturalizando que se propõe a legendar podcast e, consequentemente, torná-lo acessível a surdos e deficientes auditivos. Pra quem não sabe, podcast nada mais é do que uma espécie de programa de rádio veiculado exclusivamente na internet. Agora vem você com a mesma pergunta que eu me fiz ao conhecer a proposta: "como é possível legendar um programa de rádio e ter como público pessoas que não ouvem?"
Simples (ou melhor, dá trabalho, mas o conceito me parece bastante óbvio): disponibilizar o áudio no youtube, legendando.

Imagino o trabalho que seja legendar um podcast mas, independente disso, o resultado deve ser bastante gratificante já que existem poucos materiais bacanas nerds, acessíveis. Ou, alguém me corrija se eu estiver errada: tirando o Culturalizando, nenhum. 

Essa solução da legenda é bacana porque, o Português é a segunda língua daqueles que utilizam a Língua Brasileira de Sinais e a primeira para quem não usa. Mesmo que fosse disponibilizado uma janela com intérprete de Libras, a mensagem não chegaria a todos uma vez que, assim como no Português, muitos sinais mudam de região para região o que torna a comunicação bastante variável.

Não sei o que levou essa galera capitaneada por Tom Marcos a ter essa ideia porém torço para que ela tenha vida longa e ganhe o Brasil. Prestigie Culturalizando.com.br. Para ter acesso ao primeiro podcast legendado, basta acessar esse línk acessível para a página no Youtube.

Acesse as redes sociais do projeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário