Daí você vem e diz: “que legal, um aplicativo pra surdo-mudo”. Não. Pera lá. Primeiro, vamos explicar uma coisinha:
“Não é correto utilizar o termo “surdo-mudo”. A pessoa surda “fala” em sua língua própria ,a língua de sinais, que no Brasil se chama Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou Língua de Sinais Brasileira (LSB). Entretanto a terapia fonoaudiológica pode colaborar para o desenvolvimento da fala oral.” (Fonte: Dicas de Convivência de Pessoas com Deficiência )
Segundo: não são apenas pessoas que não ouvem que podem ter dificuldades de comunicação com pessoas que não conhecem a sua maneira de se comunicar. Essa dificuldade pode ocorrer por conta de deficiências mentais, intelectuais, neurológicas ou mesmo porque a pessoa simplesmente perdeu a capacidade da fala. Em muitos casos, quando não há comunicação por meio de sinais ou escrita, somente a família e amigos próximos conseguem entender os desejos da pessoa com esse tipo de deficiência. E é pra quebrar essa barreira que entra a comunicação alternativa. Para saber mais sobre esse tipo de comunicação clique no player abaixo ou assista ao vídeo nesse link acessível da TV Brasil com legendas, libras e audiodescrição.
Dito isso, vamos ao aplicativo:
Para facilitar a comunicação básica entre essas pessoas e as demais que o HelpTalk foi criado. Primeiro é necessário fazer um cadastro online. A falta dele não impede ninguém de usar o app mas limita suas funcionalidades. O cadastro é bem simples e é feito em www.helptalk.mobi. Depois de criada a conta você recebe um e-mail com um link para ativá-la. Feito isso você pode criar um perfil personalizado de acordo com as necessidades da pessoa que irá usar o aplicativo ou aprimorar o perfil existente.
Pulando o cadastro ...
Vamos ao perfil pré-configurado: na tela inicial, os cinco primeiros ícones são estáticos e reproduzem o som da legenda: “Amo-te”, “Olá”, “Obrigado”, “Adeus” e “Que horas são?” . Já no ícone “Emergência” somos levados a um submenu no qual qual temos mais cinco ícones para que a pessoa peça ajuda, médico, chame ambulância, polícia ou os bombeiros. Também é possível mensurar o humor no ícone “Eu estou” pois ele abre um submenu que completa com “feliz”, “triste”, “deprimido”, “zangado” ou “cansado”.
O mesmo para comida e bebida e locais onde a pessoa quer ir.
Além disso é possível configurar a tecla SOS, colocando um número de telefone que irá receber um pedido de socorro ou mesmo uma mensagem pré-escrita. Outra funcionalidade bacana é que, se for enviado uma mensagem, o app pode mandar a localização da pessoa para quem for socorre-la. Essa eu não testei mas me parece ser bem interessante.
Para questões bem mais simples, existe a tecla TALK que tem uma aba com um espaço em branco para escrever a mensagem que se quer comunicar e dois botões para responder apenas “sim” e “não”.
Particularmente eu achei o aplicativo sensacional. E este pode sim ser utilizado por pessoas surdas que não são oralizadas e demais deficiências que impedem a comunicação oral. Mas sobretudo, o aplicativo é um grande instrumento da comunicação alternativa. A interface é bonita, organizada, fácil de operar e tem a possibilidade de alteração de idioma. Para ter o português brasileiro é necessário ter instalada a voz Luciana. Aquela voz que eu disse que pode ser usada na maioria dos apps que utilizam vozes.
Detalhes do aplicativo:
Nome: HelpTalk
Tipo de deficiência: dificuldades de comunicação oral
Função: formar frases simples que ajudam na comunicação alternativa
Minha avaliação: de 1 a 5 → 5
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: 1000 Empresas
Contato: info@helptalk.mobi
Link para download no Google Play
Site do projeto: www.helptalk.mobi
Programa adicional para funcionamento: Sintetizador de voz Luciana
Preço: R$ 6,16
Desenvolvedor: Svox Mobile Vox
Contato: androidmarket@nuance.com
Link para download no Google Play
Site do projeto: svoxmobilevoices.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário