O assunto tomou conta dos principais portais de notícias do país. E não é pra menos. O aplicativo é um dos mais interessantes que eu já vi: ProDeaf. O objetivo é transformar a Língua Portuguesa em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de um simpático avatar. E a forma de entrada das informações são bastante variadas: comando de voz, por meio do Google Voice - um dos melhores quando o assunto é reconhecimento de palavras; teclado e dicionário. Cabe lembrar que o recurso de voz só é possível ser utilizado quando há uma conexão com internet - seja 3G ou wi-fi. E isso não é exclusividade do aplicativo mas sim do recurso complementar. Já a entrada por teclado e dicionário funciona muito bem offline.
Eu experimentei frases simples como "Eu quero comer" e frases mais complexas em relação a tempos verbais como "Meu filho nasceu ontem". Em ambas a experiência foi bem sucedida. Quando por algum motivo a palavra não está no dicionário isso não se torna um problema porque o bonequinho soletra o alfabeto manualmente.
A iniciativa tem o patrocínio do Bradesco Seguros. É bacana frizar porque atitudes como essa merecem todo no nosso respeito e admiração uma vez que tecnologias assistivas apoiadas pela iniciativa privada tem tudo tudo para abrir um grande precedente em prol da acessibilidade, não é mesmo?
Para conhecer o sistema assista o vídeo abaixo. Infelizmente falou audiodescrição (alô, galera do Bradesco Seguros, audiodescrição nesses vídeos é fundamental):
Tipo de deficiência: Auditiva - Pessoas sem deficiência
Função: Facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes
Minha avaliação: De 1 a 4 - cinco
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito