0

Quer saber como enxerga um daltônico: o ColorBlind Vision te mostra... e ainda tira uma foto!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dia desses eu estava conversando com uma super amiga que me revelou que o filho dela, que também é meu amigo, é daltônico. Pra mim, foi uma surpresa. Ele enxerga apenas o azul (motivo que deve explicar o fato do guri ser gremista, porque... é complicado). Perguntei a ela se poderíamos, de alguma forma, simular a maneira como ele enxerga e assim sabermos como é o mundo dele. Ela disse que já havia tentado de tudo quanto foi jeito mas que era impossível. Até agora. 


Diferentemente do ColorFind, que é um aplicativo que ajuda o daltônico a reconhecer cores, o ColorBlind Vision tem como missão ajudar as pessoas consideradas com visão normal a entender o daltonismo. Como? De quatro maneiras:

1. Simulando a visão de quem enxerga normalmente, preto e branco, vermelho e verde e azul e amarelo. Isso por meio da câmera do seu Android. A experiência é bem interessante porque você pode direcionar para algo bem colorido e ir testando as diferentes variações do daltonismo. Se quiser pode fotografar cada uma delas e mostrar para as pessoas que não conseguem entender como funciona a visão de um daltônico. 

2. Testando a visão: O aplicativo possui testes primários e bem simples para saber se a pessoa é ou não daltônica. Não é muito atrativo mas é uma opção.

3. Aprendendo sobre o daltonismo - Existe um arquivo que responde um mundo de perguntas sobre o universo daltônico de maneira bem didática mas, como o aplicativo é inglês a explicação também está em inglês. Infelizmente ainda não tem versão em português.

4. Extraindo cores: Ao invés de ver o mundo em cores diferentes, como foi o caso do primeiro item, esse tira as cores e deixa apenas a predominante. Lembra que eu falei que o meu amigo apenas enxergava o azul? Pois Essa função transforma a imagem toda em preto e branco, por exemplo, preservando apenas o que é azul. Ou vermelho, verde, laranja... 

Descrição da imagem: quatro fotos juntas: em todas elas há flores artificiais coloridas, porém, por conta do aplicativo, elas tem  a extração de uma cor nas fotos. Na primeira há cor apenas nas vermelhas e rosas, na segunda nas amarelas e verdes, na terceira somente nas azuis e na quarta apenas nas verdes. Fim da descrição da imagem.


É bem interessante. Minha sugestão é que ele seja usado, além dos curiosos como eu, por pais que queiram mostrar aos irmãozinhos como o irmão daltônico vê o mundo. Ou mesmo educadores para falar sobre diferenças de forma bem didáticas já que é possível produzir imagens interessantes. O aplicativo está ai. A criatividade é de vocês!

Detalhes do aplicativo:

Nome: ColorBlind Vision
Tipo de deficiência: para qualquer pessoa exceto cegos ou baixa visão.
Função: Simular a visão de um daltônico e ensinar tudo sobre essa alteração na visão
Idioma: Inglês
Minha avaliação: 5
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito (com anúncios) ou paga por R$ 2, 04 (preço em 24/01/2013)
Desenvolvedor: Bradley C. Grimm
Contato: givewaygames@gmail.com
Link para download no Google Play (versão gratuita com anúncios)
       para download no Google Play (versão paga sem anúncios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário