Quando eu era pequena era comum ver surdos em paradas de ônibus pedindo esmolas e em troca dando um panfleto com o alfabeto em Língua de Sinais (Libras). Eu sempre tinha um monte pois era uma paixão minha saber isso, mesmo que eu não tivesse com quem exercitar já que, a única amiga surda que tive na infância, nos separamos quando eu tinha oito.
Hoje, com a inserção cada vez maior da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e com suas qualificações, encontrar surdos pedindo esmolas em troca de alfabeto Libras é muito raro. Graças a Deus. Por outro lado, esses panfletinhos são cada vez mais dificeis de serem encontrados.
Quem se interessa pelo tema e quer pelo menos treinar o básico, existe um aplicativo tão simples quanto o nome: Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ele é bem básico: mostra a letra, o sinal com a mão e um desenho para exemplificar. Porém, o mais interessante fica além do aplicativo. Clicando no link Dicionário Libras do app, somos redirecionado a um site rico em informações úteis sobre o mundo surdo. Infelizmente ele não é otimizado para visualização em smartphones mas vale a pena conferir no browser do seu desktop.
Na verdade se trata de um aplicativo complementar às instruções do site. O site vive sem o aplicativo mas o contrário fica meio sem nexo. Mas, fica a dica. Pra quem quer conhecer um pouco mais sobre a comunidade surda, esse aplicativo e o site Dicionário Libras são as minhas indicações.
Detalhes do aplicativo:
Nome: Língua Brasileira de SinaisTipo de deficiência: Auditiva ou sem deficiência que tem interesse por Libras
Função: Ajudar a memorizar o alfabeto da Libras
Minha avaliação: 1 a 5 - 3
Sistema operacional: Android
Preço: Gratuito
Desenvolvedor: Fábio Lupepsa
Contato: lupepsa@gmail.com
Link para download no Google Play
Nenhum comentário:
Postar um comentário